Consideremos uma frente de ondas que se aproxima da superfície de separação de dois meios de distintas propriedades. Se no primeiro meio a velocidade de propagação das ondas é v1 e no segundo meio é v2 vamos determinar, aplicando o princípio de Huygens, a forma da frente de onda num instante posterior t.
A esquerda, foi desenhada a frente de ondas que se refrata na superfície de separação de dois meios, quando a frente de ondas incidente entra em contato com o segundo meio. As fontes de ondas secundárias situadas na frente de ondas incidente, produzem ondas que se propagam em todas as direções com velocidade v1 no primeiro meio e com velocidade v2 no segundo meio. A envolvente das circunferências traçadas nos da a forma da frente de ondas depois do tempo t, uma linha quebrada formada pela parte da frente de ondas que se propaga no primeiro meio e a frente de ondas refratado que se propaga no segundo meio.
A frente de ondas incidente forma um ângulo θ1 com a superfície de separação, e a frente de ondas refratada forma um ângulo θ2com esta superfície.
Na parte central da figura, estabelecemos a relação entre estes dois ângulos.
- No triangulo retângulo OPP’ temos que
v1·t=|OP’|·senθ1
- No triangulo retângulo OO’P’ temos que
v2·t=|OP’|·senθ2
A relação entre os ângulos θ1 e θ2 é
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar!