Pular para o conteúdo principal

Lei de Snell da refração

Consideremos uma frente de ondas que se aproxima da superfície de separação de dois meios de distintas propriedades. Se no primeiro meio a velocidade de propagação das ondas é v1 e no segundo meio é v2 vamos determinar, aplicando o princípio de Huygens, a forma da frente de onda num instante posterior t.
A esquerda, foi desenhada a frente de ondas que se refrata na superfície de separação de dois meios, quando a frente de ondas incidente entra em contato com o segundo meio. As fontes de ondas secundárias situadas na frente de ondas incidente, produzem ondas que se propagam em todas as direções com velocidade v1 no primeiro meio e com velocidade v2 no segundo meio. A envolvente das circunferências traçadas nos da a forma da frente de ondas depois do tempo t, uma linha quebrada formada pela parte da frente de ondas que se propaga no primeiro meio e a frente de ondas refratado que se propaga no segundo meio.
A frente de ondas incidente forma um ângulo θ1 com a superfície de separação, e a frente de ondas refratada forma um ângulo θ2com esta superfície.
Na parte central da figura, estabelecemos a relação entre estes dois ângulos.
  • No triangulo retângulo OPP’ temos que
v1·t=|OP’|·senθ1
  • No triangulo retângulo OO’P’ temos que
v2·t=|OP’|·senθ2
A relação entre os ângulos θ1 e θé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .