Pular para o conteúdo principal

Lentes

LENTES 

Podemos dizer, de modo simples, que lente é um corpo transparente, delimitado por duas faces, das quais uma, pelo menos, é curva. Então, uma lente esférica pode ser considerada como a interseção de duas esferas: 


Elementos geométricos de uma lente
 

a) C1 e C= centros de curvatura das faces; 

b) r1 e r= raios de curvatura das faces; 

c) Eixo principal = reta que contém C1 e C2; 

d) e = espessura da lente. 

Classificação das lentes delgadas – A denominação das lentes de bordas finas termina sempre com a palavra convexa; das de bordas grossas, com a palavra côncava. 


Lentes convergentes e divergentes – Os raios luminosos que incidem numa lente podem ser desviados, convergindo para o eixo principal ou divergindo dele. Isso depende da forma das lentes e do índice de refração do meio onde elas se encontram: 

1. Se o índice de refração da lente for maior que o do meio em que ela está: as de bordas finas são convergentes; as de bordas grossas, divergentes. 

2. Se o índice de refração da lente for menor que o do meio em que ela está: as de bordas finas são divergentes; as de bordas grossas, convergentes. 

Foco principal objeto – Refere-se à luz incidente. Quando raios luminosos incidem numa direção que contém o foco objeto, emergem paralelos ao eixo principal. 

Foco principal imagem – Refere-se à luz emergente. Quando raios luminosos incidem paralelos ao eixo principal, emergem numa direção que contém o foco imagem. 

Construção de imagens – Vamos proceder como fizemos para os espelhos esféricos (Aprovar 23), ilustrando os principais casos . 

1.º caso – Lente convergente; objeto à esquerda do ponto antiprincipal objeto Ao:

Imagem: real, invertida e menor que o objeto


2.º caso – Lente convergente; objeto sobre o ponto antiprincipal objeto Ao: 

Imagem: real, invertida e do mesmo tamanho do objeto. 

3.º caso – Lente convergente; objeto entre Ao e Fo: 

Imagem: real, invertida e maior que o objeto. 

4.º caso  Lente convergente; objeto sobre Fo: 

Imagem no infinito (imagem imprópria). 

5.º caso – Lente convergente; objeto entre Fo e O: 

Imagem: virtual, direita e maior (“lente de aumento”). 


Equação de Gauss para lentes esféricas 


Nas equações acima: 

f = distância focal (positiva para lentes convergentes; negativa para divergentes); di = distância imagem (positiva para imagem real, negativa para virtual); H= altura da imagem (positiva para imagem direita; negativa para invertida); do = distância do objeto ao vértice; 

Ho = altura do objeto.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .