Pular para o conteúdo principal

Curiosidade sobre Beijamin Franklin

Polêmica : Benjamin Franklin não descobriu a eletricidade! 

Não acredite em tudo o que você lê nos livros de história. Existem fatos que são distorcidos assim como acontece na brincadeira de telefone sem fio.

Naquela época (1752) onde supostamente Benjamin Franklin havia descoberto a eletricidade com sua pipa atingida por um raio, a eletricidade já era bem conhecida. Na realidade Benjamin estava tentando somente provar a natureza elétrica dos ráios.

No seu experimento, ele empinou uma pipa em uma tempestade, e provou que existia carga elétrica acumulada no ar. Ele usou uma pipa de seda amarrada com uma linha e uma chave de metal no final dessa linha. Benjamin observou que a carga elétrica contida no ar fazia as fibras da linha ficarem em pé e tocando a chave ele sentiu a carga elétrica acumulada nela, provando assim sua teoria, que o raio era a eletricidade.

Benjamin Franklin provavelmente morreu como o professor Georg Wilhelm Richmann de São Petersburgo - Rússia, quando tentou a mesma experiência, alguns meses depois.

Fonte:.sitedecuriosidades.com/ver/benjamin_franklin_nao_descobriu_a_eletricidade.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .