Pular para o conteúdo principal

Capacitores


Como tudo começou   

Esta semana os blogs postaram assuntos sobre capacitores. Primeiramente vamos entender um pouco a história do mesmo. 

Jarrade Leyden foi a primeira forma de capacitor. Fora inventada na Universidade de Leyden, na Holanda por Pieter van Musschenbroek. Ela era uma jarra de vidro coberta interna e externamente, mas sem se tocarem, com metal. A cobertura interna era conectada a uma vareta que saia pelo gargalo da jarra e terminava numa bola de metal, desta forma o vidro da jarra comportava-se como o dielétrico armazenador das cargas elétricas e os metais das paredes interna e externa como as armaduras deste capacitor primitivo.

Referência: Winkipédia




garrafa de Leiden (ou de Leyden) é uma espécie primitiva de capacitor, dispositivo capaz de armazenar energia elétrica. Foi inventada acidentalmente em 1746 por Pieter van Musschenbroek, professor da Universidade de Leiden, Países Baixos, que estudou suas propriedades e a popularizou. Um dispositivo similar foi descrito pouco antes (1745) por Ewald Georg von Kleist, na atual Alemanha. O dispositivo original era composto por uma garrafa de vidro com água no seu interior, com uma rolha perfurada por uma haste metálica que ficava em contato com a água. Quando a garrafa era segurada pela mão de um operador e a haste posta em contato com o terminal de uma máquina eletrostática, uma grande quantidade de carga elétrica era acumulada sobre as paredes da garrafa, com polaridades opostas dentro e fora. Se o operador então tocava a haste com a outra mão, recebia um forte choque elétrico causado pela repentina descarga da garrafa. Logo se descobriu que a água não era necessária, e que era mais eficiente cobrir as paredes interna e externa da garrafa com folha metálica, deixando a folha interna em contato com a haste metálica. A descoberta da garrafa de Leiden levou a grandes avanços na compreensão dos fenômenos elétricos, pois se passou a ter uma forma melhor de armazenar cargas elétricas significantes em pequeno espaço (uma garrafa de Leiden com 111 pF de capacitância armazena tanta carga quanto uma esfera isolada com 2 metros de diâmetro, para a mesma tensão). Sua evolução levou aos capacitores usados em eletricidade e eletrônica atualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .