Pular para o conteúdo principal

Exercícios sobre capacitores

Exercícios de vestibular   



01. (PUC - SP) Colocando um corpo carregado positivamente numa cavidade no interior de um condutor neutro, conforme a figura, a polaridade das cargas na superfície externa do condutor, bem como o fenômeno responsável pelo seu aparecimento, serão, respectivamente:  

      

      a) negativa; contato.
      b) positiva; fricção.
      c) negativa; indução.
      d) positiva; indução.
      e) neutra, pois o condutor está isolado pelo ar do corpo carregado.   



02. (FEI) Quando um corpo eletrizado com carga +Q é introduzido na cavidade de um condutor neutro, oco, este envolvendo completamente aquele sem que ambos se toquem:   
      a) o condutor oco sempre apresenta cargas cuja soma é nula;
      b) a face da cavidade sempre se eletriza com carga +Q;
      c) nunca há carga na face exterior do condutor;
      d) o potencial do condutor oco é sempre nulo;
      e) o potencial do corpo eletrizado sempre se anula.   

03. (ITA - SP) Um condutor esférico oco, isolado, de raio interno R, em equilíbrio eletrostático, tem seu interior uma pequena esfera de raio r < R, com carga positiva. neste caso, pode-se afirmar que:   
      a) A carga elétrica na superfície externa do condutor é nula.
      b) A carga elétrica na superfície interna do condutor é nula.
      c) O campo elétrico no interior do condutor é nulo.
      d) O campo elétrico no exterior do condutor é nulo.
      e) Todas as alternativas acima estão erradas.   

04. (UNISA) Um capacitor plano de capacitância C e cujas placas estão separadas pela distância d encontra-se no vácuo. Uma das placas apresenta o potencial V e a outra -V. A carga elétrica armazenada pelo capacitor vale:   
      a) CV
      b) 2CV
      c) V d
      d) 2V / d
      e) CV / d 

05. (MACKENZIE) A capacitância de um capacitor aumenta quando um dielétrico é inserido preenchendo todo o espaço entre suas armaduras. Tal fato ocorre porque:  
 a) cargas extras são armazenadas no dielétrico;
 b) átomos do dielétrico absorvem elétrons da placa negativa para completar suas camadas eletrônicas externas;
 c) as cargas agora podem  passar da placa positiva à negativa do capacitor;
 d) a polarização do dielétrico reduz a intensidade do campo elétrico no interior do capacitor;
 e) o dielétrico aumenta a intensidade do campo elétrico.   

06. (PUCC) Um capacitor de placas paralelas com ar entre as armaduras é carregado até que a diferença de potencial entre suas placas seja U. Outro capacitor igual, contendo um dielétrico de constante dielétrica igual a 3, é também submetido à mesma diferença de potencial. Se a energia do primeiro capacitor é W, a do segundo será:  
      a) 9W
      b) W/9
      c) 3W
      d) W/3
      e) n.d.a.   



07. (MACKENZIE) Uma esfera condutora elétrica tem um diâmetro de 1,8cm e se encontra no vácuo (K0 = 9.109N.m2/C2). Dois capacitores idênticos, quando associados em série, apresentam uma capacitância equivalente à da referida esfera. A capacidade de cada um destes capacitores é: 

      a) 0,5 pF
      b) 1,0 pF
      c) 1,5 pF
      d) 2,0 pF
      e) 4,0 pF   

08. Os quatro capacitores, representados na figura abaixo, são idênticos entre si. Q1 e Q2são respectivamente, as cargas elétricas positivas totais acumuladas em 1 e 2. Todos os capacitores estão carregados. As diferenças de potencial elétrico entre os terminais de cada circuito são iguais. 
 
Em qual das seguintes alternativas a relação Q1 e Qestá correta?  
      a) Q1 = (3/2) Q2
      b) Q1 = (2/3) Q2
      c) Q1 = Q2
      d) Q1 = (Q2)/3
      e) Q1 = 3(Q2)   



09. (UEMT) Dois condensadores C1 e Csão constituídos por placas metálicas, paralelas e isoladas por ar. Nos dois condensadores, a distância entre as placas é a mesma, mas a área das placas de C1 é o dobro da área das placas de C2. Ambos estão carregados com a mesma carga Q. Se eles forem ligados em paralelo, a carga de C2 será:   
      a) 2Q
      b) 3 Q/2
      c) Q
      d) 2 Q/3
      e) Q/2 



10.(SIMILADOS 1)Um capacitor de capacitância igual a 0,25.10 à -6 (elevado)F é carregado até um potencial de 1,00.10 à 5(elevado)V, sendo então descarregado até 0,4 . 10 à 5 (elevado)V num intervalo de tempo de 0,10s enquanto transfere energia para um equipamento de raio X. A carga total Q e a energia fornecida ao tubo de raio -X, são respectivamente: 


a) Q=0,005C e=1250J
b) Q=0,025C e=1250J
c) Q=0,025C e=1050J
d) Q=0,015C e=1250J
e) Q=0,015C e=1050J




 Resolução:

01 - D02 - A03 - E04 - B05 - D
06 - C07 - D08 - E09 - E10 - E



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .