Pular para o conteúdo principal

Capacitância

   


capacitância ou capacidade é a grandeza elétrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que o atravessa numa determinada freqüência.
Existem dois modos de cálcular a capacitância. A primeira é conhecendo a carga e a tenção, e a outra é pelas características físicas do capacitor.

Referência: wikipédia e uri 


Como calcular

Conhecendo a carga e a tenção 
C = \frac {q}{V}           C = \frac {q}{\frac{k.q}{r}}     ------>      C = \frac{r}{k},
Q= C(Vo-V)
Onde:
c=capacitância
r = raio da esferak = constante eletrostática ou de Coulomb = 9.109 N.m²/s
v= potencial

Conhecendo as características do capacitor 
C= K.A (8,85 x 10 -12)
         d


Onde:

k= constante eletrostática
A= área das placas condutoras
d= distância entre as placas 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .