Tecnologia do Blogger.

Ondas Sonoras

By | 1 comentário

Para saber mais  

Mais informações sobre ondas sonoras o foco da competição desse trimestre.  
à O que é uma onda?
Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela frequência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda. 





à  Quais seus tipos e classificação?
Quanto à natureza, existem dois tipos de ondas. Mecânica ou Eletromagnética:
- Onda Mecânica é aquela que só poderá se propagar em meios materiais, ou seja, na água, no ar, em um fio, tudo o que é material. Exemplo: Som;
- Onda Eletromagnética é aquela que se propaga em meios materiais ou não, como o vácuo (não material) ou a água (material). Exemplo: Luz Solar.
Quanto à forma de uma onda, podemos classificá-la em longitudinal e transversal:
- Onda Longitudinal é aquela que se propaga na mesma direção à do movimento. Exemplo: A vibração de uma mola, que ocorre na mesma direção do seu movimento;
- Onda Transversal é aquela que tem sua propagação perpendicular ao movimento. Exemplo: Ondas em lago causadas por uma pessoa, onde a perturbação é causada na vertical, porém o movimento da onda é na horizontal.
Ainda sobre a classificação das ondas podemos dizer quanto à direção da propagação que podem ser: Unidimensional, Bidimensional ou Tridimensional:
- Unidimensional é aquela que tem seu movimento numa única direção. Exemplo: Mola;
- Bidimensional é aquela que tem como rumo um único plano. Exemplo: Ondas em um lago;
- Tridimensional é aquela que se propaga em todas as direções espaciais. Exemplo: Ondas Sonoras.

à O que é acústica?
Acústica é a parte da Física que estuda as oscilações e ondas ocorrentes em meios elásticos, e cujas frequências estão compreendidas entre 20 e 20.000 Hz. Estas oscilações e ondas são percebidas pelo ouvido como ondas sonoras. 

à O que é Isolamento Acústico?
Isolamento acústico é o processo pelo qual se objetiva impedir a transmissão sonora de um ambiente para o outro, eliminando os ruídos prejudiciais à saúde, onde requer critérios bem definidos, garantindo a eficácia e segurança do isolamento.

à Qualidades fisiológicas do som.
A sensação que temos ao ouvir qualquer tipo de som nada mais é que a interpretação feita por nosso cérebro. A qualidade fisiológica do som é a qualidade que um som forte tem de se distinguir de um som fraco. Produzida por essa interpretação, a qualidade fisiológica do som é dividida em três: a altura, a intensidade e o timbre.

Altura 
A altura do som está diretamente relacionada à frequência do mesmo. Isso significa que é através da altura que identificamos sons graves, agudos, etc. Os sons graves são os que possuem uma frequência baixa, enquanto os agudos possuem uma frequência mais alta. Na altura também encontramos o intervalo, que é a relação existente entre as suas frequências. Ele nos proporciona uma sensação agradável ao ouvirmos um instrumento tocar notas sucessivas ou simultâneas, o que, é claro, depende da frequência dos sons.

Intensidade 
Quando percebemos um som como forte ou fraco, na verdade, estamos classificando sua intensidade. Popularmente tendemos a dizer que a intensidade é a altura do som. A definição da intensidade está diretamente ligada à energia de vibração que a onda transporta.

Há dois tipos de intensidade: 
 Intensidade Física ou Energética – Chamada de limiar de audibilidade, é a intensidade das ondas acústicas.

• Intensidade Fisiológica ou Nível Sonoro – Grandeza física capaz de calcular a intensidade do som. A grandeza é medida em Bel cujo submúltiplo é o decibel.

 

Timbre 
Permite ao ouvido distinguir dois sons de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por instrumentos diferentes, como, por exemplo, o violão e a bateria. Essa diferença se dá pelo fato de ouvirmos o som como resultado da superposição de vários sons de frequências diferentes.

Som fundamental: quando se percebe a presença de sons tocados numa mesma altura, porém por instrumentos diferentes.

• Sons harmônicos: sons que completam o som fundamental formando o timbre.


à  O que é decibel?
O decibel (dB) é uma medida da razão entre duas quantidades, sendo usado para uma grande variedade de medições em acústica, física e eletrônica. O decibel é muito usado na medida da intensidade de sons. É uma unidade de medida adimensional, semelhante à percentagem. A definição do dB é obtida com o uso do logaritmo.




Referências: pt.wikipedia.org/wiki/Onda infoescola.com/fisica/tipos-de-ondasareaseg.com/acusticatratamentoisolamentoacustico.comalunosonline.com.br/fisica/qualidades-fisiologicas-do-som.html



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

Obrigada por comentar!