Pular para o conteúdo principal

Graphmatica by Ksoft

Este software foi indicado pelo meu professor de Cálculo Diferencial, Mauro.  O graphmatica é um programa para representar funções, permitindo também o cálculo da função derivada, de extremos, de zeros, entre outras coisas. Com este programa, a exploração e o estudo de algumas propriedades das funções, pode tornar-se mais estimulante, permitindo uma aprendizagem mais significativa. O Graphmatica tem como grande vantagem o fato de ser um sotfware muito poderoso que requer pouca memória. Permite ainda o estudo de família de curvas (com a capacidade de poder visualizar até 25 gráficos no mesmo plano cartesiano) e de equações diferenciais. Tudo isto com a possibilidade acrescida de poder copiar as imagens gráficas para um processador de textos, enriquecendo trabalhos e textos (para professores) ou trabalhos práticos e relatórios (para alunos).


Objetivo: O projeto tem por objetivo realizar um estudo sobre funções do 2° grau utilizando os recursos do software Graphmatica. A utilização de recursos computacionais facilita a visualização dos gráficos das funções e, conseqüentemente, a sua compreensão. Pensamos dessa forma, pois os desenhos feitos com o auxílio do software são mais precisos e claros que os construídos manualmente. Além do mais, os alunos interagem com a aula, fazendo com que sua participação se torne significativa e maior em seu aprendizado.


Considerações finais: A utilização do Graphmatica facilita as transformações nos gráficos, "agilizando" o processo de compreensão dos conteúdos. Acreditamos que, para o estudo de funções de 2° grau, o trabalho com gráficos é fundamental, pois o desenho é de grande valia para que o aluno compreenda o que a expressão algébrica da função significa. Além do mais, para o estudo de funções do 2° grau, foco desse projeto, o gráfico nos apresenta uma série de informações que a equação não demonstra de imediato. Podemos exemplificar uma situação quando queremos estudar o sinal da função e dizer onde ela é crescente, decrescente e nula. Defendemos o uso deste software nas aulas de matemática para o estudo de funções de 2° grau (e de funções de modo geral) pela sua praticidade e rapidez com o desenho dos gráficos.
Segundo uma pesquisa realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, utilizando o software Graphmatica no estudo de equações e inequações com alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, o uso do Graphmatica apresentou resultados muito positivos. Ao final do projeto foram feitas perguntas aos alunos sobre o que acharam do estudo de funções, envolvendo equações e inquações, com o Graphmatica e com o ambiente Teleduc (plataforma de ensino à distância). Nas respostas, muitos alunos afirmaram que a visualização é muito boa e que a rapidez do desenho é ótima, afinal não gostariam de ter que desenhar todos os gráficos à mão. Na análise das respostas dos alunos apareceram alguns destaques, tais como um comentário de um aluno que considerou tão importante o trabalho realizado na sala de aula quanto o desenvolvimento com o computador. Outro aluno destacou que o computador serve também para conferir o que se o que foi feito com lápis e papel está correto, ou seja, um outro papel do computador: o de confirmar uma resposta a um problema matemático

Criei este tutorial rápido para orientar a como usar as ferramentas do programa. É possível desenhar até 25 gráficos em um mesmos plano cartesiano. Sendo assim, existem alguns comandos disponíveis na tela do programa que podem ser úteis.


Para desenha o gráfico basta escrever a equação no campo abaixo:


Para desenhar funções como, por exemplo, y = x², devemos colocar o acento circunflexo antes de escrever o expoente, como na ilustração abaixo.



Referências utilizadas:
Uma abordagem com o Graphmatica. Disponível em:
http://www.prof2000.pt/users/joliveira/e-form_avan/man1_graph.htm (acesso on-line em setembro de 2007)
Sobre o software Graphmatica. Disponível em:
http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=8250.15;wap2 (acesso on-line em setembro de 2007)
Graphmatica, tutorial. Disponível em:
http://www.mat.ufrgs.br/~edumatec/atividades/ativ24/pagina.html (acesso on-line em setembro de 2007)
Estudando retas e parábolas com o Software Graphmatica. Disponível em:
http://www.mat.ufrgs.br/~edumatec/atividades/ativ7/ativ7.htm (acesso on-line em setembro de 2007)
Equações e inequações: uma abordagem a partir da utilização de duas ferramentas tecnológicas. Barbara Lutaif Bianchini e Leila Zardo Puga. Disponível em:
http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/135-TC-D2.htm (acesso on-line em setembro de 2007)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .