Pular para o conteúdo principal

Graphmatica by Ksoft

Este software foi indicado pelo meu professor de Cálculo Diferencial, Mauro.  O graphmatica é um programa para representar funções, permitindo também o cálculo da função derivada, de extremos, de zeros, entre outras coisas. Com este programa, a exploração e o estudo de algumas propriedades das funções, pode tornar-se mais estimulante, permitindo uma aprendizagem mais significativa. O Graphmatica tem como grande vantagem o fato de ser um sotfware muito poderoso que requer pouca memória. Permite ainda o estudo de família de curvas (com a capacidade de poder visualizar até 25 gráficos no mesmo plano cartesiano) e de equações diferenciais. Tudo isto com a possibilidade acrescida de poder copiar as imagens gráficas para um processador de textos, enriquecendo trabalhos e textos (para professores) ou trabalhos práticos e relatórios (para alunos).


Objetivo: O projeto tem por objetivo realizar um estudo sobre funções do 2° grau utilizando os recursos do software Graphmatica. A utilização de recursos computacionais facilita a visualização dos gráficos das funções e, conseqüentemente, a sua compreensão. Pensamos dessa forma, pois os desenhos feitos com o auxílio do software são mais precisos e claros que os construídos manualmente. Além do mais, os alunos interagem com a aula, fazendo com que sua participação se torne significativa e maior em seu aprendizado.


Considerações finais: A utilização do Graphmatica facilita as transformações nos gráficos, "agilizando" o processo de compreensão dos conteúdos. Acreditamos que, para o estudo de funções de 2° grau, o trabalho com gráficos é fundamental, pois o desenho é de grande valia para que o aluno compreenda o que a expressão algébrica da função significa. Além do mais, para o estudo de funções do 2° grau, foco desse projeto, o gráfico nos apresenta uma série de informações que a equação não demonstra de imediato. Podemos exemplificar uma situação quando queremos estudar o sinal da função e dizer onde ela é crescente, decrescente e nula. Defendemos o uso deste software nas aulas de matemática para o estudo de funções de 2° grau (e de funções de modo geral) pela sua praticidade e rapidez com o desenho dos gráficos.
Segundo uma pesquisa realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, utilizando o software Graphmatica no estudo de equações e inequações com alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, o uso do Graphmatica apresentou resultados muito positivos. Ao final do projeto foram feitas perguntas aos alunos sobre o que acharam do estudo de funções, envolvendo equações e inquações, com o Graphmatica e com o ambiente Teleduc (plataforma de ensino à distância). Nas respostas, muitos alunos afirmaram que a visualização é muito boa e que a rapidez do desenho é ótima, afinal não gostariam de ter que desenhar todos os gráficos à mão. Na análise das respostas dos alunos apareceram alguns destaques, tais como um comentário de um aluno que considerou tão importante o trabalho realizado na sala de aula quanto o desenvolvimento com o computador. Outro aluno destacou que o computador serve também para conferir o que se o que foi feito com lápis e papel está correto, ou seja, um outro papel do computador: o de confirmar uma resposta a um problema matemático

Criei este tutorial rápido para orientar a como usar as ferramentas do programa. É possível desenhar até 25 gráficos em um mesmos plano cartesiano. Sendo assim, existem alguns comandos disponíveis na tela do programa que podem ser úteis.


Para desenha o gráfico basta escrever a equação no campo abaixo:


Para desenhar funções como, por exemplo, y = x², devemos colocar o acento circunflexo antes de escrever o expoente, como na ilustração abaixo.



Referências utilizadas:
Uma abordagem com o Graphmatica. Disponível em:
http://www.prof2000.pt/users/joliveira/e-form_avan/man1_graph.htm (acesso on-line em setembro de 2007)
Sobre o software Graphmatica. Disponível em:
http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=8250.15;wap2 (acesso on-line em setembro de 2007)
Graphmatica, tutorial. Disponível em:
http://www.mat.ufrgs.br/~edumatec/atividades/ativ24/pagina.html (acesso on-line em setembro de 2007)
Estudando retas e parábolas com o Software Graphmatica. Disponível em:
http://www.mat.ufrgs.br/~edumatec/atividades/ativ7/ativ7.htm (acesso on-line em setembro de 2007)
Equações e inequações: uma abordagem a partir da utilização de duas ferramentas tecnológicas. Barbara Lutaif Bianchini e Leila Zardo Puga. Disponível em:
http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/135-TC-D2.htm (acesso on-line em setembro de 2007)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .