Pular para o conteúdo principal

Ferramentas Tecnológicas no Ensino

A sociedade de modo geral está vivendo uma revolução tecnológica, e cada vez mais estes recursos tomam conta do nosso dia-a-dia alcançando hoje as salas de aulas para ajudar e enriquecer a educação, ou não, discorreremos sobre este assunto
 ao longo deste texto.
Neste sentido, será que é mesmo benéfica esta modificação estrutural com o uso de ferramentas computacionais no ensino aprendizagem ou a educação tradicional com giz e lousa deve ser preservada e de maneira alguma modificada.
Este tema é muito discutido atualmente e diversas são as opiniões. Em uma postagem no site “educacaoadistancia.com” o site afirma que há professores que ainda vê o computador como um intruso na sala de aula. Esta afirmação se deve a diversos fatores, primeiro que estes professores foram de uma geração em que não se utilizava destes recursos em sua época como estudantes. Segundo que em sua formação como licenciado também não foram devidamente preparados para esta realidade.
“Os professores não aceitam que essa não é mais uma sociedade de escassez, mas sim de abundância de informação. Por isso o Brasil, está atrasado”, estas são as palavras de Litto presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, fazendo uma comparação entre as instituições brasileiras com o ensino do exterior.
Mas há controversas, e muitos são os relatos positivos da tecnologia na educação. Muitos estudos foram realizados e um exemplo é o artigo do professor José Junio Lopes com o tema: “A introdução da informática no ambiente escolar”.
Neste artigo José Lopes relata sua experiência da introdução da Informática em uma escola de São Paulo fazendo uma reconstrução na prática pedagógica do professor na educação e ele conclui o projeto declarando que os recursos tecnológicos quando bem usados e orientados ajudam enriquecendo a qualidade da educação.
Posso afirmar até mesmo pela minha experiência como estagiária que faço da fala do Profº José Lopes as minhas palavras, concordo que estamos na era digital e tudo
o que vem para acrescentar sendo de qualidade, bem preparado é bem vindo à aprendizagem, não deixando de lado o ensino tradicional que deve sim ser valorizado, porém não podemos ficar presos à mesmice de sempre sendo que temos recursos para fazer melhor.

Comentários

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .