Pular para o conteúdo principal

Ângulos

 Ângulo é o resultado da rotação de uma semi-reta em torno de sua origem em relação a outra semi-reta fixa num mesmo plano. Imagine um relógio cujo ponteiro dos minutos, por exemplo, está quebrado, apontando sempre para o número 12: o movimento do ponteiro dos segundos, em relação ao ponteiro imóvel, gera um ângulo diferente.



O ângulo e seus elementos

Duas semi-retas que não estejam contidas na mesma reta, e que tenham a mesma origem, dividem o plano em duas regiões: uma convexa e outra não-convexa. Cada uma dessas regiões, junto com as semi-retas, forma um ângulo. Assim, as duas semi-retas determinam dois ângulos:





Todo ângulo possui dois lados e um vértice. Os lados são as semi-retas que determinam. O vértice é a origem comum dessas semi-retas. O ângulo convexo, de vértice O e lados  , é indicado por: AÔB, BÔA ou Ô.

Observe agora dois casos em que as semi-retas de mesma origem estão contidas na mesma reta. Nesses casos, formam-se também ângulos.
  • As semi-retas  coincidem. Temos aí o ângulo nulo e o ângulo de uma volta.

  • As semi-retas  não coincidem. Temos aí dois ângulos rasos ou de meia-volta.

Podemos, então, estabelecer que: Ângulo é a região do plano limitada por duas semi-retas que têm a mesma origem.

Medida de um ângulo

A medida de um ângulo é dada pela medida de sua abertura. A unidade padrão de medida de um ângulo é o grau, cujo símbolo é º. Tomando um ângulo raso ou de meia-volta e dividindo-o em 180 partes iguais, determinamos 180 ângulos de mesma medida. Cada um desses ângulos representa um ângulo de 1º grau (1º).


Para medir ângulos utilizamos um instrumento denominado transferidor. O transferidor já vem graduado com divisões de 1º em 1º. Existem dois tipos de transferidor: Transferidor de 180º e de 360º. O grau compreende os submúltiplos:

O minuto  corresponde a do grau. Indica-se um minuto por 1'.

           1º = 60'           

O segundo  corresponde a do minuto. Indica-se um segundo por 1''.

           1'=60''          
 
Logo, podemos concluir que: 1º = 60'.60 = 3.600'' 

Quando um ângulo é medido em graus, minutos e segundos, estamos utilizando o sistema sexagesimal.

Como medir um ângulo, utilizando transferidor 

Observe a seqüência:

  1. O centro O do transferidor deve ser colocado sobre o vértice do ângulo. 
  2. A linha horizontal que passa pelo centro deve coincidir com uma das semi-retas do ângulo  . 
  3. Verificamos a medida da escala em que passa a outra semi-reta .

Leitura de um ângulo

Observe as seguintes indicações de ângulos e suas respectivas leituras: 

15º (lê-se "15 graus'') 
45º50' (lê-se ''45 graus e 50 minutos'') 
30º48'36'' (lê-se ''30 graus, 48 minutos e 36 segundos'') 

Observações: Além do transferidor, existem outros instrumentos que medem ângulos com maior precisão. Como exemplos temos o teodolito, utilizado na agrimensura, e o sextante, utilizado em navegação. A representação da medida de um ângulo pode também ser feita através de uma letra minúscula ou de um número. Um ângulo raso ou de meia-volta mede 180º. O ângulo de uma volta mede 360º.


Como construir um ângulo, utilizando transferidor

Observe a seqüência utilizada na construção de um ângulo de 50º: 

  1. Traçamos uma semi-reta .
  2. Colocamos o centro do transferidor sobre a origem da semi-reta (A). 
  3. Identificamos no transferidor o ponto (C) correspondente à medida de 50º.
  4. Traçamos a semi-reta , obtendo o ângulo BÂC que mede 50º. 

Os ângulos de 30º, 45º, 60º e 90º são ângulos especiais. Eles podem ser desenhados com esquadro.


Transformação de unidades

Como vimos, quando trabalhamos com medidas de ângulos, utilizamos o sistema sexagesimal. Observe nos exemplos como efetuar transformações nesse sistema:

Transformando 30º em minutos:
Sendo 1º = 60', temos:
30º = 30 . 60'= 1.800
Logo, 30º = 1.800

Transformando 5º35' em minutos.
Sendo 5º = 5 . 60' = 300'
300' + 35'= 335'
Logo, 5º35'= 335'.


Ângulos Congruentes

Observe os ângulos abaixo:


Verifique que AÔB e CÔD têm a mesma medida. Eles são ângulos congruentes e podemos fazer a seguinte indicação:


Assim: Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida.

Ângulos Consecutivos

Observe a figura: 


Nela identificamos os ângulos AÔC, CÔB e AÔB. Verifique em cada uma das figuras abaixo que:

Os ângulos AÔC  e CÔB possuem:Vértice comum: O
Lado comum:  
 Os ângulos AÔC e AÔB possuem:Vértice comum: O
Lado comum:  
Os ângulos CÔB  e AÔB possuem:Vértice comum: O
Lado comum: 

Os pares de ângulos AÔC e CÔB, AÔC e AÔB, CÔB e AÔB são denominados ângulos consecutivos. Assim: 

Dois ângulos são consecutivos quando possuem o mesmo vértice e um lado comum.


Ângulos adjacentes

Observe os exemplos de ângulos consecutivos vistos anteriormente e verifique que:


 Os ângulos AÔC  e CÔB não possuem pontos internos comuns
 Os ângulos AÔC  e  AÔB possuem pontos internos comuns
Os ângulos CÔB  e AÔB possuem pontos internos comuns
   
Verifique que os ângulos AÔC e CÔB são consecutivos e não possuem pontos internos comuns. Por isso eles são denominados ângulos adjacentes. Assim: 

Dois ângulos são adjacentes quando são consecutivos e não possuem pontos internos comuns. 

Observação: Duas retas concorrentes determinam vários ângulos adjacentes. Exemplos:




Bissetriz de um ângulo

Observe a figura abaixo:


m ( AÔC ) = m (CÔB ) = 20º

Verifique que a semi-reta  divide o ângulo AÔB em dois ângulos ( AÔB e CÔB ) congruentes. Nesse caso, a semi-reta  é denominada bissetriz do ângulo AÔB. Assim: 

Bissetriz de um ângulo é a semi-reta com origem no vértice desse ângulo e que o divide em dois outros ângulos congruentes.


Utilizando o compasso na construção da bissetriz de um ângulo
 Determinação da bissetriz do ângulo AÔB.
  • Centramos o compasso em O e com uma abertura determinamos os pontos C e D sobre as semi-retas , respectivamente.
                       
  • Centramos o compasso em C e D e com uma abertura superior à metade da distância de C  a D traçamos arcos que se cruzam em E.
  • Traçamos , determinando assim a bissetriz de AÔB.


Ângulo agudo, obtuso e reto

Podemos classificar um ângulo em agudo, obtuso ou reto. 

  • Ângulo agudo é o ângulo cuja medida é menor que 90º. Exemplo:

  • Ângulo obtuso é o ângulo cuja medida é maior que 90º. Exemplo:

  • Ângulo reto é o ângulo cuja medida é 90º. Exemplo:

Retas Perpendiculares
As retas r e s da figura abaixo são concorrentes e formam entre si quatro ângulos retos.


Dizemos que as retas r e s são perpendiculares e indicamos:



Observação: duas retas concorrentes que não formam ângulos retos entre si são chamadas de oblíquos. Exemplo:





Ângulos Complementares

Observe os ângulos AÔB e BÔC na figura abaixo: 

Verifique que:
m (AÔB) + m (BÔC) = 90º 

Nesse caso, dizemos que os ângulos AÔB e BÔC são complementares. Assim:

Dois ângulos são complementares quando a soma de suas medidas é 90º. 

Exemplo: Os ângulos que medem 42º e 48º são complementares, pois 42º + 48º = 90º. Dizemos que o ângulo de 42º é o complemento do ângulo de 48º, e vice-versa. Para calcular a medida do complemento de um ângulo, devemos determinar a diferença entre 90º e a medida do ângulo agudo dado.

Medida do ângulo     |     Complemento 
         x                  |             90º - x

Exemplo: Qual a medida do complemento de um ângulo de 75º? 

Solução
Medida do complemento = 90º - medida do ângulo
Medida do complemento = 90º - 75º
Medida do complemento = 15º
Logo, a medida do complemento do ângulo de 75º é 15º. 

Observação: Os ângulos XÔY e YÔZ da figura ao lado, além de complementares, são também adjacentes. Dizemos que esses ângulos são adjacentes complementares.




Ângulos Suplementares

Observe os ângulos AÔB e BÔC na figura abaixo: 

As semi-retas  formam um ângulo raso. Verifique que: 

m ( AÔB ) + m (BÔC) = 180º 

Nesse caso, dizemos que os ângulos AÔB e BÔC são suplementares. Assim: 

Dois ângulos são suplementares quando a soma de suas medidas é 180º. 

Exemplo: Os ângulos que medem 82º e 98º são suplementares, pois 82º + 98º = 180º. Dizemos que o ângulo de 82º é o SUPLEMENTO do ângulo de 98º, e vice-versa. 

Para calcular a medida do suplemento de um ângulo, devemos determinar a diferença entre 180º e a medida do ângulo agudo dado.

Medida do ângulo   |    Suplemento 
              X               |         180º - X 

Exemplo: Qual a medida do suplemento de um ângulo de 55º?

Solução
Medida do suplemento = 180º - medida do ângulo
Medida do suplemento = 180º - 55º
Medida do suplemento = 125º
Logo, a medida do suplemento do ângulo de 55º é 125º. 

Observação: Os ângulos XÔY e YÔZ da figura ao lado, além de suplementares, são também adjacentes. Dizemos que esses ângulos são adjacentes suplementares









Ângulos opostos pelo vértice

Observe os ângulos AÔB e CÔD na figura abaixo:


Verifique que:



Nesse caso, dizemos que os ângulos AÔB e CÔD são opostos pelo vértice (o.p.v). Assim:

Dois ângulos são opostos pelo vértice quando os lados de um deles são semi-retas opostas aos lados do outro.

Na figura abaixo, vamos indicar



Sabemos que: 

X + Y = 180º ( ângulos adjacentes suplementares)
X + K = 180º ( ângulos adjacentes suplementares)

Então: 

Logo: y = k

Assim: m (AÔB) = m (CÔD)  AÔB  CÔD 
            m (AÔD) = m (CÔB)  AÔD  CÔB 

Daí a propriedade:  Dois ângulos opostos pelo vértice são congruentes.

Observe uma aplicação dessa propriedade na resolução de um problema: Dois ângulos opostos pelo vértice têm medidas, em graus, expressas por x + 60º e 3x - 40º. Qual é o valor de x?

Solução
x + 60º  = 3x - 40º   ângulos o.p.v         x - 3x    = - 40º - 60º
          -2x       =  - 100º
              x       = 50º
Logo, o valor de x é 50º.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .