Pular para o conteúdo principal

06 de Maio Dia da Matemática


Neste dia, muitas são as referências na web que relembram fatos da história da Matemática, que destacam frases de inúmeros matemáticos, que se prestam a marcar a data... Mas durante todos os dias, são incontáveis as rejeições quanto à Matemática. Existem alguns fatos no ensino que infelizmente contribuem para
 a rejeição à Matemática, mas para muitos, na busca por superar alguma dificuldade e pelo aprender, há como mudar tal situação.

 Não proponho neste texto levantar defesa da Matemática ou apontar fatos que levam à rejeição; ao contrário, apenas destaco que podemos nos dar uma oportunidade de aprender um pouco mais.

Dia da Matemática - Referência: eu amo Matemática


Apesar do título da postagem "Eu vejo Matemática! Com que frequência? O tempo todo!", não sou fanático por Matemática, mas aos poucos fui me direcionando ou sendo direcionado para este segmento e hoje trabalho com ensino de matemática, gosto e estudo entre outros assuntos, matemática.

Não é raro alguém me ver estudando ou explicando alguma questão ou algo do tipo e dizer que sou inteligente, sempre retorno que todos somos, e somos mesmo; para alguns até brinco: "alguns se negam a usar sua inteligência" ou "alguns têm preguiça de usá-la". E realmente acredito nisso. Precisamos dizer menos que não sabemos algo e nada de desistir antes de tentar.

Reconheço que quase nada sei, e por vezes me vejo sufocado por querer saber mais, mas tudo mais pelo que vivo me impede de tão somente estudar, e nem cabe isso viver apenas estudando. O melhor prazer em estudar é poder contribuir para o aprendizado do outro, e ainda, aprender com isso. 

Em Matemática vejo muito tais fatos, raras exceções, aprendemos com a repetição, com o treino, com a leitura, com a interpretação, com o fazer de exercícios; não é que tenhamos que ficar decorando... mas uma rotina de atividades possibilita a ampliação do entendimento a respeito de determinado assunto. Então, se não nos dispomos a isso, ficamos sempre na mesma de rejeição e não aprendemos.

 Neste dia especial, mais que nos outros, em que rememoramos a Matemática, dê uma chance a você, não ignore os números, tome-os como seus aliados e se deixe aprender um pouco mais.

Parabéns a todos os célebres Matemáticos, a nós professores de matemática, que também não deixamos de ser Matemáticos. Precisamos, em nossa profissão, defender nossos direitos e promover no outro a curiosidade, a inquietação que os alavanque para mais aprender.


Marcando mais um 6 de Maio, relembre a postagem do ano passado Parabéns, hoje é seu dia! - Dia da Matemática.
Por: http://www.ticsnamatematica.com/2015/05/vejo-matematica-frequencia-tempo-todo.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .