Pular para o conteúdo principal

A importância de aulas particulares

É comum encontrarmos em nosso sistema educacional, diversos alunos com dificuldades de aprendizagem. Por vários fatores, salas lotadas, professores que não conseguem transmitir os conteúdos com clareza, alunos que não prestam atenção,  não gostam da matéria, ou não entenderem o conteúdo ou alunos com algum distúrbio de aprendizagem específico.




 Aula Particular e sua importância Já o professor, devido ao grande número de alunos em sala de aula e também a indisciplina, algo que faz o profissional perder praticamente a metade do período de aula, não consegue identificar os problemas individuais de seus alunos.

 A aula particular ou reforço escolar (como alguns preferem) serve para suprir essa necessidade. É o encontro individual do professor com o aluno, e esse encontro propicia, além de um melhor entendimento do conteúdo, uma relação de confiança. Essa relação é muito importante, pois quando o aluno gosta e confia no professor, não tem medo ou vergonha de perguntar, questionar, fazer uma reflexão sobre o tema, entendendo melhor o que foi estudado. Com a aula particular, o processo ensino / aprendizagem de ambos os lados são melhores, o professor consegue trabalhar tranquilamente e tem um diagnóstico e um acompanhamento sobre as dificuldades e o progresso do educando, enquanto esse tem atendimento exclusivo, no qual se colhe grandes resultados.

 Há também os casos de pessoas que pretendem prestar um concurso público e faz tempo que terminou seus estudos no Ensino Médio. Alguns recorrem a cursos preparatórios, onde também encontra o problema da falta de atendimento individualizado, não devido a indisciplina (que praticamente não tem), mas ao grande número de alunos em sala e também ao pouco tempo que o professor tem para ministrar os conteúdos, já que segue um cronograma. Nesse caso, a aula particular também tem grande benefício pelos mesmos motivos de um aluno de escola / colégio, e, em ambos os casos, o professor enxerga, além do progresso, a autoestima das pessoas por conseguirem aprender. 

As aulas particulares geralmente são ministradas numa escola especializada nesse tipo de trabalho ou na residência do aluno. Em caso de alunos adultos (geralmente para concursos públicos), as aulas também são ministradas em bibliotecas públicas e de universidades. Outra vantagem, é a flexibilidade de horário, pode-se combinar o tempo de aula que melhor se adequar para quem está contratando esse serviço.


Existem alguns tipos de necessidades para as pessoas contratarem aulas particulares: reforço escolar (acompanhamento dos alunos concomitante as suas aulas na escola), revisão para provas, resolução de trabalhos e listas de exercícios, ou preparatório para concursos públicos. É notório o desenvolvimento e a autoestima das pessoas. Em caso de estudantes, geralmente conseguem êxito em seus estudos e assim suas notas aumentam e conseguem recuperar-se das notas anteriores. 

Com isso, os alunos de escolas ficam mais confiantes pois chegam próximos ao mesmo nível dos outros alunos com melhor aprendizagem, e os alunos de concursos mais confiantes para enfrentar os próximos editais. Constantemente vemos alunos felizes por entender algo que não conseguia, principalmente os adultos que geralmente estudaram em escolas públicas, não viram certos conteúdos, e pensavam ser um “bicho de 7 cabeças”. 

Para finalizar, a aula particular ajuda muito, mas não pode ser considerada a “salvadora da pátria”. Após a compreensão do conteúdo, é necessário o estudo constante, seja com mais aulas particulares, livros, apostilas ou vídeo-aulas.

Caso precisarem de aulas particulares de Matemática em Taubaté / Tremembé - SP , estou a disposição para maiores esclarecimentos neste blog, nos perfis das redes sociais com links que estão aqui, ou no e-mail: profamandasaito@gmail. Conheça também meu portfólio clicando aqui.

Bons estudos!

fonte: http://www.matematicaefacil.com.br/2015/05/aula-particular-sua-importancia.html

Comentários

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .