Visando melhorar o ensino da matemática iniciei o projeto: "Alunos Monitores" com as turmas de sextos anos. Com base na observação diária pude constatar que meus alunos possuem um rendimento de aprendizado diversificado.
Enquanto uns apresentam facilidade e desenvolvem rapidamente as atividades que são propostas outros já necessitam de um tempo maior para concluírem suas tarefas.
Enquanto uns apresentam facilidade e desenvolvem rapidamente as atividades que são propostas outros já necessitam de um tempo maior para concluírem suas tarefas.
Essa discrepância me deixava dividida em dois aspectos: dar uma atenção maior para aqueles que necessitam e deixar de lado aqueles alunos que possuem facilidade pois eles já cumpriram a expectativa ou me dedicar aos "bons alunos" e explorar para aumentar suas habilidades matemáticas mas como consequência diminuir um pouco da minha atenção para os alunos com dificuldade.
E em ambos os casos não me pareciam justos. Foi então que decidi usar os aspectos positivos de cada lado!
Selecionei aqueles alunos que tem facilidade com a matéria para serem os monitores. A função do monitor é ajudar os colegas que possuem dificuldade mas, depois é claro de realizarem suas tarefas. Assim os "bons alunos" exploram ainda mais suas habilidades com o desafio de ajudar o "aluno regular". E o "aluno regular" têm a atenção que merece não só minha mas também as de seus colegas.
O resultado foi uma sala mais unida e comprometida em função do aprendizado! Vale lembrar que todos os alunos podem se tornar monitores, basta apresentar um bom desempenho, portanto todos são capazes!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar!