Tecnologia do Blogger.

Experimento: Empuxo

By | 1 comentário
"O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina." Neste post mostraremos um experimento realizado na Universidade de Taubaté que fala sobre a força empuxo, e suas variações de acordo com o meio. Ele segue assim como o esquema abaixo:

Materiais



Formado por um eixo rotacional que tem em si uma plataforma de madeira, onde em cada uma de suas extremidades, há uma garrafa pet com o bico para baixo, contendo água. Dentro da garrafa temos duas esperas, uma de metal pendurada por um fio na parte de cima da garrafa, e outra de isopor amarrada por um fio do mesmo material no fundo da garrafa.


Experimento em repouso



Como sabemos, a força empuxo é a responsável por fazer certos corpos flutuarem na água. No experimento a força empuxo é representado pela seta laranja, onde a mesma força geram diferentes resultados de acordo com a força contrária peso, de cada corpo. No caso da esfera de metal, a sua força peso é maior do que o empuxo, fazendo assim com o que o corpo tende a afundar. Já na esfera de isopor, a força peso é menor que o empuxo tendendo com que a espera flutue.  


Experimento em movimento


Ao girarmos a plataforma de madeira, as esperas vão para o lado. O que acontece é que agora a força empuxo mudou de sentido, dependendo do lado para o qual você gire o experimento ela pode ir para a direita ou para a esquerda. No caso do esquema, o empuxo tende para a esquerda. Na esfera de metal, agora como seu peso é maior, ele tende ir ao sentido contrário ao empuxo, indo então para a direita. Já a esfera de isopor segue o sentido do empuxo indo também para a esquerda.   
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

Obrigada por comentar!