Pular para o conteúdo principal

Experimento: Empuxo

"O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina." Neste post mostraremos um experimento realizado na Universidade de Taubaté que fala sobre a força empuxo, e suas variações de acordo com o meio. Ele segue assim como o esquema abaixo:

Materiais



Formado por um eixo rotacional que tem em si uma plataforma de madeira, onde em cada uma de suas extremidades, há uma garrafa pet com o bico para baixo, contendo água. Dentro da garrafa temos duas esperas, uma de metal pendurada por um fio na parte de cima da garrafa, e outra de isopor amarrada por um fio do mesmo material no fundo da garrafa.


Experimento em repouso



Como sabemos, a força empuxo é a responsável por fazer certos corpos flutuarem na água. No experimento a força empuxo é representado pela seta laranja, onde a mesma força geram diferentes resultados de acordo com a força contrária peso, de cada corpo. No caso da esfera de metal, a sua força peso é maior do que o empuxo, fazendo assim com o que o corpo tende a afundar. Já na esfera de isopor, a força peso é menor que o empuxo tendendo com que a espera flutue.  


Experimento em movimento


Ao girarmos a plataforma de madeira, as esperas vão para o lado. O que acontece é que agora a força empuxo mudou de sentido, dependendo do lado para o qual você gire o experimento ela pode ir para a direita ou para a esquerda. No caso do esquema, o empuxo tende para a esquerda. Na esfera de metal, agora como seu peso é maior, ele tende ir ao sentido contrário ao empuxo, indo então para a direita. Já a esfera de isopor segue o sentido do empuxo indo também para a esquerda.   

Comentários

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .