Iniciarei um projeto com a seguinte proposta: aprender competindo. Esta ideia não surgiu da minha cabeça, me inspirei nas aulas que tive em minha época de escola ministradas pelo Profº Maurício.
"A competitividade é saudável e inerente ao ser humano e, portanto, não necessita ser escondida ou incentivada nos jovens, mas sim organizada de forma tal que possamos fazer uso de seus aspectos positivos." Lemes, M. R. e Dal Pino Júnior, A.
Acredito assim como o Prof. Maurício que a competição sendo feita de maneira organizada pode proporcionar o educar, o ensinar e aprender aos alunos.
O projeto consiste em dividir as turmas participantes em grupos de alunos onde cada integrante desempenha um papel de importância para funcionamento do mesmo. Sendo elas o líder, vice-líder, secretário, orador e criador de ideias. Esta divisão de tarefas mostra que cada indivíduo assim como em nossa sociedade possui uma função diferente do outro e que para o funcionamento dela precisamos de cada um cumprindo o que lhe diz respeito.
Todas as aulas os grupos precisam realizar tarefas que valerão pontos. Os pontos não serão dados apenas para aqueles que acertam o exercício proposto mas também para os que se esforçam a cumprir os desafios valorizando o empenho do grupo e não apenas aqueles que são bons em Matemática. No final de cada mês o grupo campeão é premiado.
Os pesquisadores Usha Goswami de Cambridge e Peter Bryant da Universidade de Oxford reconheceram que professores devem premiar os esforços de seus estudantes e não apenas seu desempenho.
Este post é uma introdução ao trabalho que pretendo iniciar, em breve escrevo mais sobre o andamento do projeto e quais os resultados obtidos.
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