Olá , hoje, divido com vocês um material concreto que acabo de fazer, trata-se da tabuada deslizante, com ela, ensinar a tabuada deixa de ser uma experiência traumática! Pare de sofrer com a tabuada!
Esse objeto é fácil de usar e de fazer, para encontrar o produto correto, basta posicionar as faixas horizontal e vertical nos valores que se deseja multiplicar. Por exemplo, 2 x 2 como acima, colocando a faixa horizontal na coluna do 2 e a faixa vertical na linha do 2, temos, no encontro das faixas, o resultado da multiplicação 4.
Com o uso diário e constante, o aluno se apropria do conceito e memoriza naturalmente as operações, portanto, este objeto atua como o andaime conceitual defendido por Vygotsky, ou seja, é um apoio concreto oferecido ao aluno, até que ele naturalmente possa dispensá-lo e seguir sozinho.
Segue abaixo o passo a passo para fazer este material tão útil, que pela sua simplicidade, pode ser confeccionado sem dificuldade pelos alunos.
1. Encape um pedaço de papelão com papel e escreva o quadro das multiplicações com canetinha hidrocor.
2. Corte 4 tiras retiradas de uma garrafa pet e coloque-as par a par, um na horizontal e outro na vertical, grampeando as extremidades.
Seu Material está pronto para uso!
fonte: http://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/05/pare-de-sofrer-com-tabuada.html
fonte: http://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/05/pare-de-sofrer-com-tabuada.html
Olá professora Amanda, amei a versão que fez da minha tabuada e da divulgação deste objeto de aprendizagem, peço apenas que referencie a fonte original, um abraço e parabéns pelo blog!!!
ResponderExcluirFonte da tabuada deslizante: http://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/05/pare-de-sofrer-com-tabuada.html
Claro Profª Daniela, peço desculpas por não ter dado os devidos créditos. Parabéns pela ideia é uma excelente ferramenta!
ResponderExcluir