Tecnologia do Blogger.
   Técnicas de memorização   


Aprenda a desenvolver melhor a memória
com as dicas desta postagem

 +      
    Planos de aula  


Aulas montadas prontas para serem utilizadas 
 +      
   YouTube  


Canal destaque da vez:  Engenharia Cotidiana. Inscreva-se.
 +  

Pare de sofrer com a tabuada

By | 2 comentários
Olá , hoje, divido com vocês um material concreto que acabo de fazer, trata-se da tabuada deslizante, com ela, ensinar a tabuada deixa de ser uma experiência traumática! Pare de sofrer com a tabuada! 




Esse objeto é fácil de usar e de fazer, para encontrar o produto correto, basta posicionar as faixas horizontal e vertical nos valores que se deseja multiplicar. Por exemplo, 2 x 2 como acima, colocando a faixa horizontal na coluna do 2 e a faixa vertical na linha do 2, temos, no encontro das faixas, o resultado da multiplicação 4. 



Com o uso diário e constante, o aluno se apropria do conceito e memoriza naturalmente as operações, portanto, este objeto atua como o andaime conceitual defendido por Vygotsky, ou seja, é um apoio concreto oferecido ao aluno, até que ele naturalmente possa dispensá-lo e seguir sozinho. 



Segue abaixo o passo a passo para fazer este material tão útil, que pela sua simplicidade, pode ser confeccionado sem dificuldade pelos alunos. 

1. Encape um pedaço de papelão com papel e escreva o quadro das multiplicações com canetinha hidrocor. 

2. Corte 4 tiras retiradas de uma garrafa pet e coloque-as par a par, um na horizontal e outro na vertical, grampeando as extremidades.

Seu Material está pronto para uso!

fonte: http://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/05/pare-de-sofrer-com-tabuada.html

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Olá professora Amanda, amei a versão que fez da minha tabuada e da divulgação deste objeto de aprendizagem, peço apenas que referencie a fonte original, um abraço e parabéns pelo blog!!!
    Fonte da tabuada deslizante: http://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/05/pare-de-sofrer-com-tabuada.html

    ResponderExcluir
  2. Claro Profª Daniela, peço desculpas por não ter dado os devidos créditos. Parabéns pela ideia é uma excelente ferramenta!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!