Pular para o conteúdo principal

Principais assuntos de Matemática Básica mais cobrados em concursos

Neste artigo, procuramos trazer para você que está se preparando para algum concurso ou que pretende, uma lista com os principais assuntos de Matemática básica para concursos públicos.

Desde que o concurso público se tornou lei no Brasil, muitos assuntos de Matemática básica são cobrados sendo que alguns mais do que outros, é neste ponto que este artigo se torna importante. 

Nossa análise teve por base os principais assuntos de Matemática básica que mais são cobrados em concursos públicos de nível médio quanto para alguns de nível superior.

Matemática básica


A Matemática básica é aquela abordada nos ensinos fundamental e médio. Mais precisamente, do 6° ano (antiga 5º série) até a 3º série do ensino médio. Para aqueles que pretendem participar de algum concurso, o ideal é que pelo menos já tenham estudado a Matemática básica no período escolar, pois assim ganharão mais tempo nos estudos, procurando relembrar somente alguns pontos. 

Mas sabemos que as deficiências de nosso sistema de ensino educacional, pode não proporcionar tal prática, levando diversos estudantes de concursos a estudarem (aprender) por conta própria ou se matricularem em algum cursinho para de fato conhecer o assunto. 

               


Principais assuntos cobrados


São diversos os assuntos de Matemática básica que caem em concursos, para determinados cargos o conteúdo é tão específico que não aparece em outros. matemática básica para concursos Por isso, aqui, procuramos abordar os assuntos que mais são cobrados (comuns) em concursos. 

É provável que algum assunto de algum concurso ficará fora dessa lista por ser de fato específico. Você vai encontrar muitos exercícios referentes ao assuntos abaixo aqui no blog. 

Vamos começar a listar os assuntos relativos ao ensino fundamental (5º ao 9º ano): 

✏ Sistema Métrico Decimal 
✏ Razão 
✏ Proporção 
✏ Divisão Proporcional 
✏ Regra de Três (simples e composta) 
✏ Porcentagem 
✏ Equações do 1º Grau e Problemas 
✏ Equações do 2º Grau e Problemas 
✏ Produtos Notáveis 
✏ Fatoração Algébrica 
✏ Áreas de Figuras Planas 

Agora, relativo ao ensino médio: 

✏ Noção de Função 
✏ Progressões Aritmética 
✏ Progressão Geométrica 
✏ Juros (simples e Compostos) 
✏ Análise Combinatória 
✏ Probabilidade 

Este artigo foi retirado do blog Cálculo Básico, clique aqui para acessar o artigo completo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .