Pular para o conteúdo principal

UFABC - Prova resolvida e comentada Matemática

Apresento para os leitores do nosso blog a resolução da prova de Matemática UFABC . Poderíamos dizer que a prova foi considerada bem simples e dentro do padrão esperado. Não tivemos cálculos grandes e o nível médio das questões deixou a prova rápida. Então vamos à prova. 



01. Calcule a área do trapézio em destaque na figura, assumindo que os valores numéricos no plano cartesiano estão em centímetros.

02. Observe atentamente as figuras de uma pá e calcule a e b, admitindo que os valores numéricos no plano cartesiano estão em centímetros.

03. Os dados da tabela foram obtidos a partir de um estudo realizado com 9 800 indivíduos da mesma faixa etária:


Sorteando-se ao acaso um indivíduo dentre os pesquisados, calcule a probabilidade de que ele seja portador de doença cardíaca, apesar de praticar regularmente ou irregularmente exercícios. O resultado do seu cálculo deve ser dado em porcentagem.

Resposta aqui

04. O segmento AB é simultaneamente diâmetro de um círculo de raio 2 e lado do triângulo eqüilátero ABC. O círculo intersecta os segmentos AC e BC nos pontos D e E, respectivamente. Faça uma figura representando a situação descrita e calcule o comprimento do segmento AE.

Resposta aqui

05. As figuras mostram um cone circular reto de raio da base r e a planificação da sua área lateral.


Relembrando que o volume de um cone é igual a 1/3 do produto entre a área da base e a altura do cone, calcule o raio da base e o volume desse cone.

Resposta aqui

06. No sistema de equações

 p e q são constantes reais e x e y são variáveis reais.
Calcule p e q, sabendo-se que a solução desse sistema é o par ordenado (2, −3).

Resposta aqui

07. A média aritmética das idades de um grupo de x pessoas é 25 anos. Com a entrada de mais uma pessoa no grupo, a nova média passou a ser 26 anos. Determine a idade do novo integrante do grupo em função de x.

Resposta aqui

08. Sobre a figura, sabe-se que:

• ABC e EFD são triângulos;
• os pontos A, C, D e E estão alinhados;
• a reta que passa por B e C é paralela à reta que passa por D e F;
• os ângulos e são congruentes;
• AB = 5 cm, AC = 6 cm, EF = 4,8 cm e AE = 10 cm


Calcule a medida do segmento CD.
Resposta aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .